ADS Doctor Desktop – versão 8.0 disponível
Agora você pode assinar digitalmente suas prescrições, atestados e pedidos de exames diretamente do ADS Doctor, utilizando o seu CRM Digital com o Certificado Digital padrão ICP-Brasil A3 no cartão do CFM.
Na página https://portal.cfm.org.br/crmdigital é possível consultar a forma de aquisição do certificado e as restrições existentes de acordo com cada tipo de documento ou medicamento.
Se você possui um plano de assinatura ativo, acesse o Assistente de atualização do sistema para obter os novos recursos.
Veja a seguir como utilizar a nova funcionalidade:
1. Configurações prévias
Antes de inserir a assinatura digital nos documento emitidos pelo ADS Doctor é necessário que algumas configurações prévias sejam realizadas, tanto para que o documento possa ser emitido quanto para que possa ser enviado ao paciente ou ao seu responsável.
1.1. Configurando a impressora padrão de arquivos PDF
Acesse as Opções do sistema pelo menu “Ferramentas/Opções do sistema…”, figura 1.
![Menu Opções](http://localhost:85/wp-content/uploads/2020/08/MenuOpcoes.png)
Em seguida, na guia Geral, figura 2, selecione a Impressora padrão de arquivos PDF.
![Impressora PDF Padrão](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Preferencias_Impressora.png)
Para usuários do Windows 10, recomendamos a utilização da impressora Microsoft Print to PDF, já instalada por padrão.
1.2. Configurando o seu e-mail para envio dos arquivos
Para utilizar o envio automático dos arquivos ao paciente, é necessário que você já tenha realizado a configuração da sua conta de e-mail no sistema.
Clique aqui e veja como efetuar a configuração da sua conta de e-mail.
1.3. Configurando o modelo da mensagem
O ADS Doctor fornece um modelo de mensagem previamente configurado. Caso queira personalizá-lo, acesse a Configuração dos modelos de mensagem pelo menu “Ferramentas/ Configuração dos modelos de mensagem…”, figura 3.
![Menu de configuração dos modelos de mensagens](http://localhost:85/wp-content/uploads/2020/08/MenuOpcoes-2.png)
![Seleção do modelo da mensagem](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ModelosMensagem_01.png)
Marque o grupo Documentos Assinados para visualizar a lista de mensagens existentes para o grupo.
Clique duas vezes sobre o modelo que deseja editar, neste caso, o modelo Documento Assinado Digitalmente.
![Editor do modelo da mensagem](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/ModelosMensagem_02.png)
No editor de textos aberto, figura 5, realize a configuração que achar necessária e clique no botão Salvar.
Esse será o modelo da mensagem que o ADS Doctor enviará aos pacientes com o arquivo assinado digitalmente em anexo.
2. Inserir a assinatura digital e enviar o documento
Para inserir a assinatura digital, localize o ícone que representa a assinatura digital de documentos no ADS Doctor, figura 6.
![símbolo de assinatura](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/assinatura.png)
Você irá encontrá-lo na barra de ferramentas do editor de textos, figura 7.
![Editor de Textos](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Editor_Assinar.png)
E também na ferramenta de emissão do Receituário Controlado, figura 8.
![](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/EditorControlado_Assinar.png)
Ao clicar no botão para assinar os documentos, uma nova tela será aberta para seleção do seu certificado digital, figura 9.
![](https://blog.adsdoctor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/AssinarDocumento.png)
Selecione o seu certificado digital e clique no botão Assinar e Enviar por e-mail ou Assinar e Salvar como, caso deseje enviar o arquivo por outro meio.
Veja como atualizar o seu sistema: Atualize agora